Precisa validar o diploma de graduação em Portugal? Para isso é necessário entrar em contato com uma universidade portuguesa.
A equivalência do diploma de graduação é feita por uma avaliação da ementa do curso que você já fez, e será comparada com a ementa das disciplinas cursadas na universidade portuguesa escolhida.
Assim, antes de entrar com o processo de equivalência, busque uma universidade que tenha um curso igual ou parecido com o que você fez.
Já para validar o seu diploma de mestrado ou doutorado, é possível recorrer ao registro do diploma. Esse processo é feito diretamente na DGES (Direção-Geral do Ensino Superior).
Para isso, você precisa apostilar o seu diploma, com as regras da Apostila de Haia.
Os cursos que, normalmente, exigem validação de diploma em Portugal são principalmente os da área da Saúde, como Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Educação Física, e outros.
É importante informar que, para os estudantes brasileiros, a equivalência é chamada de reconhecimento de diploma estrangeiro e passou a ser vigorado pelo Decreto Lei 66/2018.
O ato de reconhecer um diploma estrangeiro em Portugal consiste em comparar o plano de estudos, carga horária e o conteúdo programático para identificar se há similaridade com o mesmo curso e grau pretendidos em Portugal.
Portanto, se você é formado nesseas áreas, faça a validação/equivalência do seu diploma!